11 December, 2011

Retinopatia diabética





Visão e diabetes: Retinopatia diabética pode ser evitada
Dr. José Henriques

É uma complicação ocular que surge nos diabéticos e a principal causa de cegueira evitável entre os 20 e os 64 anos. É por isso muito importante a realização de exames oftalmológicos a todos os diabéticos, pelo menos, uma vez por ano. Conheça melhor a retinopatia diabética.
O que é a retinopatia diabética (RD)?
A retinopatia diabética é uma complicação ocular da diabetes.
Os vasos sanguíneos da retina, uma camada constituída por células nervosas que reveste o interior do globo ocular ficam frágeis, rompem-se e provocam hemorragias com perda súbita da visão. É a chamada retinopatia diabética proliferativa.
Os vasos sanguíneos mais pequenos, os capilares, ao ficarem "doentes" permitem a passagem de sangue para o exterior. A retina fica "inchada" nesse local, e o doente começa a perder a visão lenta e irremediavelmente, se não tratado. É o chamado edema macular diabético.
Ambas as situações são denominadas de retinopatia diabética, que geralmente afecta os dois olhos. Se não forem tratadas a tempo, conduzem à cegueira.

O que é que sente o doente com retinopatia diabética?
Os sinais e sintomas da retinopatia diabética (RD) variam dependendo do estádio da doença.

Inicialmente não há qualquer sintoma. A doença evolui de forma silenciosa e o doente não se apercebe do risco que corre. Pode mesmo ter muito boa visão e estar em risco iminente de cegueira. Por isso, a acuidade visual, ou seja, a medição da sua visão, não deve ser usada, isoladamente, para o rastreio da RD, e daí a importância de os diabéticos consultarem o oftalmologista regularmente. No entanto, além de outros sintomas provocados pela RD, como já referimos, poderão surgir: visão enevoada, que impede de ver televisão, conhecer as pessoas a uma certa distância, ou ler; visão com manchas, "moscas volantes" e "flashes"; ou perda súbita de visão por hemorragia súbita dentro do olho.
Quem pode desenvolver a retinopatia diabética?
Todas as pessoas com diabetes, tipo 1 e tipo 2, podem desenvolver retinopatia diabética alguns anos após o início da doença. Daí a importância de todos os doentes realizarem, pelo menos uma vez por ano, o exame aos seus olhos.
As mulheres grávidas diabéticas também deverão ser sujeitas a exames aos olhos, o mais cedo possível e, posteriormente, de 3 em 3 meses.

Como saber se a diabetes já lesou os olhos?
A melhor forma de diagnosticar a retinopatia diabética passa pela realização de exames simples que permitam detectar lesões que possam ser tratadas atempadamente, identificando os diabéticos em risco de cegueira.
A avaliação com a pupila dilatada, realizada a todos os doentes diabéticos,pelo menos uma vez por ano, efectuada pelo médico oftalmologista, complementada ou não pelos exames referidos anteriormente, permite saber se há risco de cegueira e qual a necessidade e urgência do tratamento.
A detecção precoce da retinopatia diabética deverá ser realizada por quem?
A detecção precoce da RD deverá ser realizada pelos oftalmologistas, agentes de saúde vocacionados para cuidar da saúde da visão em Portugal, ou por ortoptistas - técnicos de saúde da visão que trabalham sob a coordenação dos médicos oftalmologistas e que realizam retinografias - fotografias do fundo do olho que serão depois avaliadas por médicos oftalmologistas especialmente treinados para fazer esta avaliação.

Deverá existir uma grande ligação e um canal de comunicação entre o oftalmologista e o médico de família. Os médicos de família têm um papel fundamental na informação e motivação do doente para a necessidade do diagnóstico e do tratamento precoces, antes que haja baixa da visão, bem como do controlo da glicemia, da pressão arterial e do colesterol.

É rentável investir na prevenção da RD?

A prevenção da RD é o maior investimento que cada diabético poderá fazer na saúde dos seus olhos, e para reduzir, a longo prazo, o risco de perda da visão, dado que a perda da qualidade de vida, do indivíduo e da família, relacionada com a baixa da visão que a RD provoca, é muito acentuada.
Como tratar a retinopatia diabética?
O tratamento da RD, além das medidas gerais já referidas, assenta no tratamento laser, combinado, se necessário, com outras medidas, como corticóides locais, medicamentos anti-VEGF ou cirurgia do vítreo e retina.

Dr. José Henriques, Médico oftalmologista do Instituto Gama Pinto, presidente da Sociedade Portuguesa Interdisciplinar do Laser Médico

No comments: