07 June, 2010

Pele: cuidar de quem nos protege

Tempo de Verão (ou uma espécie de), significa geralmente pele mais exposta às agressões climatéricas, seca, sem vida, gretada, áspera e, por vezes, manchada ou com uma ligeira descamação.

Retirar as células mortas da superfície da pele e descobrir pele “nova”, de aparência mais limpa, fresca e fina, é o objectivo da esfoliação, que também ajuda a estimular a renovação natural de células da pele e evita o aparecimento de acne.
E ainda, não apenas remover as impurezas e auxiliar na renovação das células, a esfoliação também prepara a pele para receber tratamentos complementares, como a aplicação de loções hidratantes, melhorando a sua absorção.


Esfoliar a pele do rosto e do corpo torna-se vital à manutenção de uma pele saudável e ao combate dos efeitos do tempo e poluentes sendo algo que, embora não seja fácil, é um cuidado necessário a ter sempre presente.

Deixo algumas dicas que espero vos sejam úteis no sentido de conseguir uma boa esfoliação, de modo a obter resultados duradouros e bonitos.

Em primeiro lugar, é conveniente esfoliar a pele quando não há outros problemas médicos tipo alergias, feridas, cirurgias ou cicatrizes recentes.

As áreas mais importantes, onde facilmente a pele se torna grossa e seca, são os pés, os cotovelos e os joelhos. Deve-se esfoliar a pele uma vez por semana para a pele normal e duas vezes por semana para a pele oleosa.
O que usar?
Para a maioria das peles, normal ou seca, um esfoliante natural pode ser suficiente (ver abaixo), mas nunca esquecer, no entanto, que a oleosidade é necessária à hidratação de forma a manter a tonicidade e a elasticidade, fenómeno que contraria o envelhecimento e a existência de rugas. Isto para dizer que, se a esfoliação é fundamental para remover células mortas e irregularidades, a hidratação é fundamental à saúde e à "juventude" da pele .


Como esfoliar?
Em relação às áreas áreas rebeldes como cotovelos, pés e joelhos a esfoliação deve ser mecânica, ou seja, "esfregar" mesmo. Descamar. Para o efeito existem múltiplos utensílios tipo luvas, esponjas ou mesmo pedra pomes. Qualquer deles, cumpre bem a função. Após este procedimento, a palavra de ordem é hidratar e nutrir ao máximo. Do óleo de amêndoas doces e dos óleos de banho para bebé aos cremes mais caros, a oferta é múltipla e para rigorosamente todas as bolsas.
Nas restantes zonas esfoliação é feita com movimentos firmes, circulares que abrangem toda área a ser esfoliada. A esfoliação pode ser feita no corpo todo. Para o corpo pode ser utilizado um esfoliante de granulação maior, comece pelo pé para activar a circulação, siga para as pernas, lateral da coxa, abdómen, (ai o movimento segue sentido transito intestinal – da esquerda para direita-), costas, braços, mãos e por último colo e pescoço.
Para o pescoço e rosto a esfoliação deve ser feita com mais cuidado. Pode usar produtos caseiros ou os que se encontram disponíveis em qualquer supermercado, geralmente em forma de gel com partículas mais finas em suspensão que ao serem espalhados causam alguma fricção fazendo soltar-se células mortas ou outras impurezas .

Esfoliantes caseiros:

Experimente juntar mel, limão e açúcar branco formando uma pasta homogénea. Massaje o rosto suavemente e deixe actuar 5 minutos. Lave com água abundantemente. Complete o tratamento com um creme hidratante ou só com óleo de amêndoas doces.

Outras dicas:
- não limpe demais a pele, lavar demais e utilizar sabonetes agressivos remove a película protectora da pele deixando a desagradável sensação de ressecamento;
- o hidratante deve ser aplicado com a pele húmida, pois assim os poros têm maior capacidade de absorver os activos do hidratante e utiliza-se menos creme;
- ao aplicar o hidratante massaje o local com movimentos circulares, isso além de activar a circulação facilita a penetração do produto aumentando o efeito do mesmo;
- a pele absorve a quantidade de hidratante que necessita, não exagere na dose, pois irá apenas obstruir os poros.

No comments: