03 April, 2007

fumo



A pedido dos amigos , aqui deixo o prometido lado negro do prazer...
A dependência ao Tabaco é dupla: FÍSICA e PSÍQUICA.
Manifesta-se por sintomas, tais como: nervosismo, irritabilidade, ansiedade, dificuldade de concentração e insónias, pensamento fixo no tabaco e obcessão em ter o cigarro na mão.

A combustão do tabaco produz muitas substâncias:

Nicotina-responsável pela maior parte dos efeitos que o tabaco produz no organismo e o responsável directo da dependência física, à medida que a concentração se vai reduzindo, aparecem sintomas que alertam o fumador, despertando novamente a apetência para um novo cigarro. Ao chegar ao SNC, a nicotina tem efeitos estimulantes e depressores. Facilita a memória, reduz a agressividade e diminui o aumento do peso e o apetite em relação aos doces e aumenta o gasto de energia, tanto na inactividade como no exercício. Fumar um cigarro provoca um aumento do ritmo cardíaco, da frequência respiratória e da tensão arterial e tudo isso produz um aumento do tónus do organismo.Ao inalar o fumo, a nicotina actua no cérebro de forma quase imediata provocando uma acção satisfatória no indivíduo; a sua prática reiterada acaba por consolidar-se no comportamento do fumador. A partir daí pode falar-se em dependência da nicotina.Mesmo sendo o tabaco uma droga estimulante, a maior parte dos fumadores considera que relaxa; isso deve-se, uma vez criado o hábito, ao facto de o cigarro acalmar a ansiedade provocada pela sua falta.
Os Irritantes-responsáveis pela constrição bronquica, pela estimulação das glândulas secretoras da mucosa e pela tosse típica do fumador, em resumo, pela alteração dos mecanismos de defesa do pulmão.A irritação contínua provoca a inflamação dos brônquios (bronquite crónica). As secreções dificultam a passagem do ar, originando a obstrução crónica do pulmão e suas complicações (enfisema pulmonar).Diminuição da capacidade pulmonar: os fumadores tem menor resistência física e cansam-se mais.
Agentes cancerígenos-devido à sua relação directa na degeneração celular.O fumo é responsável por 30% das mortes por cancro e 90% das mortes por cancro de pulmão. Os outros tipos de cancro relacionados com o uso do cigarro são: cancro de boca, laringe, faringe, esófago, pâncreas, rim, bexiga e colo de útero.
Monóxido de carbono-diminui a capacidade do sangue para transportar o oxigénio,aumenta a viscosidade do sangue e provoca lesões nas veias e nas artérias.
Outras acções-doenças cardiovasculares: aumenta a aterosclerose e consecutivamente o risco de enfarte e acidente vascular cerebral.
o tabagismo materno influi no crescimento do feto, especialmente no peso do recém nascido e origina um aumento dos índices de aborto espontâneo, complicações na gravidez, no parto e nascimentos prematuros.
Doenças relacionadas com hormonas (menopausa precoce, osteoporose).
Úlceras gástricas, refluxo gástro-esofágico, Irritação gástrica responsável pela perda de apetite.
Aparecimento de faringite e laringite, afonia e alterações do olfacto, pigmentação dos dentes, assim como a disfunção das papilas gustativas, etc.
O uso crónico do cigarro diminui o calibre dos vasos sangüíneos de todo o organismo inclusive do pênis, podendo levar à impotência.
Não querendo ser demasiado exaustiva e para acabar, de acordo com a American Cancer Society, "...more people die every year from smoking-related diseases than from AIDS, alcohol, car accidents, fires, drugs, murders and suicides combined." Numerosos estudos comprovam que o consumo de tabaco causa diversos problemas de saúde, mas, mesmo assim, todos os dias milhares de jovens e adolescentes começam o seu caminho rumo à dependência química da nicotina.

(apoiado em sites da especialidade)


Contra Capa

No comments: