03 January, 2009

doação de medula, precisa-se




Um dos assuntos que tem vindo (vagamente) a público, a propósito de José Sócrates e um grupo de deputados terem na segunda-feira, dia 7 de Maio, formalizado a sua inscrição como dadores voluntários num Hospital de Lisboa, é a Doação de Medula Óssea.
Custou-me ler algumas "piadas" sobre um assunto. Pelo menos em relação a um problema tão sério, em que quem tem visibilidade (penso que de todos os partidos, honra lhes seja feita) tratou de a usar em real proveito dos outros. Talvez seja difícil entender (sem qualquer ironia) para quem nunca passou pela agonia de ver um filho com uma leucémia necessitar de transplante, presenciar o esforço inexcedível de quem com estes doentes trabalha para encontrar um dador compatível e o desespero de o não encontrar. Felizmente a maioria das vezes consegue-se.
De qualquer modo, talvez seja útil explicar melhor o contexto deste procedimento e a dimensão da sua importância, socorrendo-me dos dados do Centro de Histocompatibilidade.
.
A medula óssea é um tecido de consistência mole que preenche o interior dos ossos longos e as cavidades esponjosas de ossos, como por exemplo os da bacia. É nesse tecido que existem células progenitoras, ou seja, com capacidade para se diferenciarem e dar origem a qualquer célula do sangue periférico, as chamadas stem cell dos autores ingleses ou células progenitoras / estaminais em português.
Apesar de genericamente se falar de transplantação de medula óssea, de facto o que se faz é uma reinfusão ou transfusão no doente, de células progenitoras retiradas da medula do dador.
Existem dois processos principais de colheita de células para transplantação de medula:
Colheita a partir da Medula Óssea:
Células progenitoras colhidas do interior dos ossos pélvicos. Requer geralmente anestesia geral e uma breve hospitalização.
Células de células Progenitoras Periféricas:
Colheita feita no sangue periférico, através de um processo chamado aférese, em que o dador tem de tomar previamente um medicamento que é um factor de crescimento que vai fazer aumentar a produção de células progenitoras no sangue.
Além destes dois métodos, existe, ainda, outra fonte de células progenitoras que são as células do cordão umbilical. Neste caso, após consentimento prévio da mãe, quando o bebé nasce são colhidas do cordão umbilical.
A primeira transplantação de medula óssea foi efectuada com sucesso em 1956. Com este tratamento aumentou a esperança de vida de muitos doentes com leucemia, algumas anemias e outras doenças hereditárias potencialmente fatais, mas para que se possa fazer uma transplantação de medula óssea é contudo necessário que haja identidade a nível genético entre o dador e o receptor.
Actualmente a transplantação de medula óssea é uma prática corrente mas só cerca de 25% dos doentes têm um dador familiar compatível. A pesquisa de um dador compatível orienta-se primeiro para os irmãos do doente mas as famílias numerosas são cada vez mais raras e além disso apenas 1 doente em cada 4 encontra um dador idêntico entre os irmãos. Restam assim os outros 75% que têm de recorrer a dadores não aparentados, procurados em bancos nacionais e internacionais. Para isso contribuiu a criação em cada País Registos de Dadores Voluntários de Medula Óssea. Para muitos doentes a transplantação de medula óssea é efectivamente a única possibilidade de cura e de vida e transplantação de medula óssea com dadores não aparentados aumentou nos doentes a taxa de sobrevivência de 30% para 80%.
Considerando todas as formas de colheita, portanto, 80% de todos os doentes têm, pelo menos, um potencial dador compatível.
Esta percentagem subiu significativamente (em 1991 era 41%) depois do esforço que foi feito mundialmente no recrutamento de dadores.
No entanto, é preciso notar que nem todos os doentes para os quais foi identificado um dador idêntico chegam à fase do transplante.
Se o doente não tiver um dador familiar compatível é iniciada uma pesquisa aos registos de dadores. Assim que é identificado um potencial dador compatível, este é informado e, caso aceite, vai prosseguir o processo.
Nessa altura o dador vai ser chamado para fazer testes adicionais de compatibilidade, bem como uma nova avaliação para doenças virais que possa ter tido no espaço de tempo entre a inscrição e a chamada. É este o passo a que chamamos a activação do dador.
Se a avaliação de todos os resultados laboratoriais continuar a considerar o potencial dador como o mais indicado, este vai ser submetido a um exame médico completo e no qual onde pode ainda esclarecer quaisquer dúvidas que tenha sobre o processo de dádiva.
Muito importante:
Um potencial dador com compatibilidade com um doente que necessite de transplante de medula pode por diversas razões retirar-se do processo. Como voluntário o dador não tem nenhuma obrigação legal. As decisões individuais serão sempre respeitadas.
Contudo, uma decisão tardia relativamente à desistência pode ter riscos muito graves para o doente. Uma mudança de atitude no final do processo pode ser fatal e demolidora para um doente que aguarda pelo transplante de medula.
Todos os procedimentos médicos que envolvem a doação são cobertos pelo subsistema de saúde do doente, bem como as viagens e outros custos não médicos.
Os únicos custos que poderão vir a ser imputados ao dador são os referentes ao tempo que necessita despender no processo de doação.
Se a sua idade está compreendida entre 18 e 45 anos, se tem boa saúde e gostava de ser dador voluntário de medula, basta que transmita ao CEDACE ou aos Centros de Dadores a sua vontade.
Vai-lhe ser pedido o nome e a morada e irá receber um folheto informativo do processo e um pequeno questionário clínico que deverá preencher e devolver. Esse questionário vai ser depois avaliado por um médico e caso não haja nenhuma contra-indicação vai ser chamado para fazer uns testes que especificamente são os seguintes:
Tipagem HLA_AB DR
Marcadores virais: HbsAg, Anti-HCV, Anti-HIV 1, 2
Estes dados serão guardados numa base informática nacional e internacional e serão usados sempre que um doente nacional ou internacional seja proposto para transplantação de medula óssea.
Unidades disponíveis de Transplantação de medula óssea
Lisboa
Unidade de Transplantação de Medula Óssea do Hospital de Stª MariaResponsável: Prof. Doutor João Manuel Forjaz Lacerda
Unidade de Transplantação de Medula Óssea do Instituto Português de OncologiaResponsável: Prof. Doutor Manuel Abecassis
Unidade de Transplantação de Medula Óssea da UCIH do Instituto Português de OncologiaResponsável: Prof. Doutor António Parreira
Coimbra
Unidade de Terapia Celular dos Hospitais da Universidade de CoimbraResponsável: Prof. Doutor Nascimento Costa
Porto
Unidade de Transplantação de Medula Óssea do Instituto de OncologiaResponsável: Dr. Pedro Pimentel
Unidade de Transplantação de Medula Óssea do Hospital de S. JoãoResponsável: Drª Manuela Ribeiro
.
Para se inscrever como dador pode imprimir o inquérito preliminar preenche-lo e envia-lo pelo correio, ficando a aguardar um contacto da CEDACE. Caso não possa imprimir o inquérito pode enviar os seus dados (nome, telefone e morada) e enviarão o inquérito pelo correio.


Centro de Histocompatibilidade do Sul -Centro Coordenador da LUSOTRANSPLANTE
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO CEDACE: Segunda a quinta-feira das 8 ÀS 16 horas Sexta-feira das 8 às 15 horas
MORADA:Alameda das Linhas de Torres, 1171769-001 LISBOA PORTUGAL
(dentro da cerca do Hospital Pulido Valente)
CONTACTOS:Tel. +351 21 7504100Fax. +351 21 7504101


link da CEDACE

No comments: