14 March, 2009

colorações naturais

Já que falamos em maquilhagem, uma das áreas mais maquilhadas do nosso corpo é, sem dúvida, o cabelo. E por vezes, para as peles mais sensíveis, com resultados desastrosos: cabelo seco, queimado, sem brilho, com aspecto mortiço fraco e vulnerável.
No tempo das nossas avós, época em que nem se sonhava com o uso de tintas e outros químicos, todas as senhoras, ou pelo menos as mais "vaidosas", tinham os seus truques para deixar o cabelo com um aspecto saudável, brilhante e, espantem-se, até com uma cor diferente da original. São alguns desses truques que me lembrei de deixar aqui para quem gosta de tratar bem o cabelo em casa e por qualquer motivo não pode usar a industria disponível.

Cabelos loiros
O sumo de limão, a camomila e o açafrão, são os grandes "iluminadores" dos cabelos loiros ou castanhos claros. O limão tem a vantagem de ser excelente para o excesso de óleo alem de ajudar a combater a caspa.
Misture uma parte de água e duas de sumo de limão. Pode usar um borrifador. Deixe actuar durante 1 hora e enxague. Se possível, deixe secar ao sol para aumentar o brilho.
A camomila também é tradicionalmente eficaz. Prepare três partes de chá forte de camomila e uma de sumo de limão. Espalhe no cabelo e deixe actuar durante 30 minutos. Enxague com água morna.
Cabelo Castanho
O chá preto e o café, são perfeitos para o cabelo castanho como potenciadores de brilho e reforço da cor e disfarce dos fios grisalhos.
No passado, o café usou-se como colorante tendo naturalmente perdido popularidade com o aparecimento das tintas. mas, ao que parece, não perdeu as propriedades.
Aplicação: preparam-se 3 a 4 chávenas de café expresso forte (não instantâneo). Deixa-se arrefecer. A seguir à lavagem, seca-se e aplica-se no cabelo deixando actuar durante 20 minutos.
Enxagua-se com cerveja ou vinagre para fixar a cor. E seguidamente, com água tépida.
O chá preto: uma chávena de chá, deixa-se arrefecer, espalha-se sobre o cabelo limpo até à raiz. Passa-se por água 20 minutos depois.

Cabelo Ruivo
O mirtilho faz milagres no cabelo ruivo, aviva a cor e o brilho.Aplica-se sumo de mirtilho no cabelo lavado massajando bem o cabelo e couro cabeludo. Lava-se com água tépida de seguida. Pode aplicar-se as vezes necessárias.
.
Os métodos tradicionais requerem tempo e paciência. No entanto, se o cabelo se apresenta demasiado estragado pelos químicos ou por qualquer motivo de saúde estes não podem ser usados, vale a pena tentar.

1 comment:

Anonymous said...

Eu não aconselho a usar sumo de limão. Todas as frutas Cítricas que entram em contato com a pele e depois com o sol causam manchas que não saem da pele por muitos dias. Isso é fato!