09 April, 2009

Ajudar a pele.



Bronzeado mais bonito, homogéneo e duradouro.
Agora que chega o bom tempo, o sol e a vontade de adquirir aquele tom canela que nos dá um aspecto mais bonito e saudável, é tempo de aproveitar todos os raiozinhos de sol.
Muitas vezes, nas primeiras exposições, a pele fica com um aspecto mais queimado, ou manchado do que propriamente bronzeado. E o pior: dura pouco. A pele não estava ainda preparada para adquirir um tom uniforme e estável.
Como podemos ajudar a nossa pele?
O bronzeado produz-se na camada mais superficial da pele, chamada epiderme, que contem a melanina- pigmento cujo objectivo é proteger o corpo do excesso de exposição solar.
Os beta carotenos são substancias que ajudam a produzir vitamina A, que por sua vez contribui para a síntese da melanina. Deste modo, o organismo protege a pele da agressão provocada pelo sol e do consequente envelhecimento prematuro. Porque é que é importante? Porque os danos produzidos pelo sol são os mais difíceis de tratar.
Podemos ajudar a pele a formar uma melhor camada de pigmento? Sim.
Para uniformizar o bronzeado, torná-lo mais duradouro e até potenciá-lo, há um truque simples com pequenas mudanças na dieta: consiste em ingerir "kilos" de alimentos ricos em beta-carotenos.
São eles: todas as frutas e legumes alaranjados ou vermelhos por exemplo, tomate, cenoura, beterraba, abóbora, morangos, cerejas, manga, papaia, melancia, laranja, etc.
Nota: o excesso de consumo, se não for acompanhado de exposição solar, pode dar à pele um tom alaranjado característico e menos bonito. Portanto, para que resulte, é necessário comer os alimentos, mas não só; é preciso apanhar sol.
Vit A- é, por excelência, a vitamina da pele. Sempre que esta se encontra mais baça, mais irregular ou com menos brilho, pode fazer um pequeno tratamento com um suplemento (vende-se nos supermercados), mas, praticamente todos os legumes verdes são ricos nesta vitamina e fazem excelentes pratos de verão. É uma segunda ajuda importante.
Nota final: para que a pele e o bronzeado se mantenham bonitos e a pele com um aspecto aveludado e macio, é necessário não esquecer a hidratação. Creme "aos montes" depois do sol.

No comments: