03 April, 2007

ozono, niveis de alerta


Os registos nacionais de poluição do ar, dão frequentemente conta de níveis elevados de ozono no ar, durante o Verão. Níveis esses que ultrapassam o valor que obriga a alertar a população.
Quais as consequências?
[O ozono não é emitido directamente em quantidades significativas pelas actividades humanas, resultando maioritariamente da interacção entre radiação solar, oxigénio e poluentes precursores a reacção destes compostos com a luz solar produz o chamado smog fotoquímico, cuja característica principal é a presença de O3 na troposfera. Os valores mais elevados ocorrem usualmente nos dias de maior luminosidade, de maiores temperaturas e de grande estabilidade atmosférica junto à superfície, visto favorecerem a acumulação destes poluentes em certas zonas.
O ozono e os seus precursores podem ser transportados ao longo de centenas de quilómetros, podendo ocorrer picos de ozono a grandes distâncias das fontes emissoras (veículos automóveis, indústrias, etc.)
A visibilidade reduz-se à medida que aumenta a quantidade de partículas poluentes, formando uma bruma (no caso de ar seco) ou actuando como núcleos de condensação para a formação de neblina ou nevoeiro (no caso de ar húmido).]


Os principais efeitos da presença de ozono podem efectivamente provocar reacções nos seres humanos, é um gás agressivo para as mucosas oculares e respiratórias. Tal como outros oxidantes, penetra nas vias respiratórias profundas afectando essencialmente os brônquios e os alvéolos pulmonares. As crianças, os idosos, os asmáticos e alérgicos, e indivíduos com problemas respiratórios e cardíacos, são particularmente sensíveis daí que seja obrigatório por lei a informação da população.

Lamentávelmente, encontrei apenas 5 discretas notícias sobre o assunto, quando devia ter sido feito um alerta sério, quantos portugueses saberão que nestes dias estão mais sujeitos a:

problemas respiratórios, nomeadamente falta de ar, tosse e sensação de irritação no nariz, garganta e restantes vias respiratórias
cefaleias (dores de cabeça)
irritação ocular (prurido e lacrimejo ocular por exemplo)
agravamento de alergias

e que devem nestes dias devem
evitar saír durante o período mais quente-a tarde
evitar exposição solar
evitar actividades ao ar livre
limitar ao estritamente necessário a utilização do automóvel
evitar as pinturas e limpezas com produtos contendo solventes(aumentam a formação de ozono)
reduzir o consumo de tabaco
poucos, suponho....
[mais informação
aqui ]

Informações sobre os níveis de Ozono podem ser consultados diariamente no site do INSTITUTO DO AMBIENTE, AQUI

divulguem, é importante. E protejam-se.


Contra Capa

2 comments:

A.S. said...

Pois... receio que as pessoas olhem demasiado tarde para a realidade que a todos envolve!...
Felicito-te por este texto!...


Um beijo!

batuta said...

Cris,

Vim espreitar a Marquesa e digo-te: ISTO ESTÁ EXCEPCIONAL.
Muitos parabéns pela boa iniciativa e pela qualidade do "serviço".
Nem era de esperar outra coisa...

Bjos