02 April, 2008

Pálpebras: a pele mais delicada de todo o corpo.


As pálpebras, toda a fina e delicada pele do contorno do olho, é a zona mais frágil do rosto e por isso, não só se danifica e envelhece claramente antes da restante, como reflecte imediatamente a falta de repouso ou o cansaço.
À medida que os anos passam, a pele das pálpebras torna-se mais fina, o tecido sub-cutâneo menos consistente e aparecem então as consequências que todos conhecemos, homens e mulheres: as olheiras, o inchaço principalmente de manhã e as rugas junto à comissura externa, ou os famosos pés de galinha.
Como cuidar dessa zona tão delicada de graça e evitar a retenção de líquidos (papos)?
Truques caseiras para acabar com as pálpebras inchadas.
A mais importante de todas: descanso. Uma boa noite de sono, ou melhor, uma disciplina de sono que garanta as horas suficientes de sono necessárias diariamente (diferentes de pessoa para pessoa), é fundamental.
Almofada.
Se tiver tendência para acordar com os "olhos inchados", aumente a altura da cabeça com uma almofada mais alta ou duas almofadas. Uma posição mais elevada favorece a drenagem de líquidos pelo declive.
Água fria.
Ao acordar, enxaguar os olhos com abundante água fria. Activa a circulação e diminui o edema. Se acompanhar com uma massagem à volta dos olhos, melhor o efeito.
Chá de camomila.
Aplicação de compressas de chá de camomila bastante frio, sobre os olhos, repetindo a operação durante uns 20 minutos. Pode usar o próprio saquinho do chá, usado e arrefecido no frigorífico.
As velhas rodelas de batata.
As batatas são, de facto, muito eficazes na redução do inchaço dos olhos porque, devido à concentração de amido e à hipertonicidade, o líquido retido nos tecidos acaba por ser "puxado" para fora. Não é necessário colocar a batata em rodelas, pode ralá-la e envolver numa gaze, colocando depois nos olhos. Encoste a cabeça durante uns minutos numa posição mais elevada que o corpo. Também resulta com pepino.
Os nossos olhos dizem muito sobre nós. E também revelam os cuidados que temos, ou não, com eles. Todas as dicas apresentadas são válidas, mas, não substituem produtos específicos de limpeza e hidratação. Um bom creme é fundamental. E uma boa dica, é guardar o creme para o contorno dos olhos no frigorífico e aplicá-lo gelado pela manhã. O inchaço e olheiras matinais serão rapidamente atenuadas.

No comments: