03 September, 2008

contornando os rasteirismos da lei da gravidade


Já toda a gente deve ter reparado, infelizmente quase sempre por experiência própria, enquanto se preocupam, e bem, com o rosto.... tipo Melanie Griffith, que existem duas zonas da pele fatais em termos de envelhecimento e que requerem cuidados extra especiais. Falo, obviamente, dos cotovelos e dos joelhos. Tanto uns como outros são constituídos por pele espessa e dura que cobre a articulação e que necessita de resistência e elasticidade por ser uma zona de movimento e de impacto. Esta pele é sustentada por uma camada de gordura e tecido subcutâneo que, com o envelhecimento, mais nas pessoas magras, perde substância e consistência tornando uma zona que deveria ser lisa e elástica num molho de pele flácida, descamativa e seca, em tudo diferente da circundante. Como se de repente ali existisse um excesso de pele pendurada. E não deixa de ser verdade.
O sedentarismo é um dos grandes vilões dos joelhos flácidos. A fraqueza muscular agrava significativamente o problema, ou melhor, uma perna com bom músculo tem tendência a manter o tonus dos tecidos que envolvem as articulações. O ideal seria intercalar os exercícios de força e os aeróbios, começar de forma gradual. Um exemplo, levantar pequenos alteres com os pés, estando sentada numa mesa, bicicleta, etc.
Mas além do exercício, os cotovelos e os joelhos necessitam de cuidados intensivos ao nível da pele. Toda a gente já sentiu estas zonas ásperas e secas, independentemente da idade. O importante é não deixar que se acumule a pele desvitalizada formando aqueles joelhos de pele grossa, baça, às vezes mais escura, ultra inestéticos. Portanto!: esfoliação semanal, ou mesmo diária, e hidratação se não duas vezes por dia, pelo menos durante o banho. É facílimo, basta ter uma pedra-pomes à mão e passar no joelho e cotovelo. Em relação à hidratação, há variadíssimos cremes excelentes, mas neste caso particular, eu prefiro de longe o mais simples e barato: óleo. Qualquer óleo de banho, até os óleos de bebé, são o melhor que há para aplicar durante o banho. E não só nos joelhos, como no corpo: aplica-se com a mão, massaja-se 5 segundos e depois passa-se água para remover o excesso. A pele fica suavíssima e macia. Invista, uns joelhos feios podem estragar toda a perna, como se sabe.

No comments: