16 December, 2008

Acne, como lidar com um inimigo traiçoeiro?



O acne, que para alguns será uma recordação longínqua da juventude e para outros um drama bem actual, é, em qualquer dos casos, um problema que não deixa nenhum dos atingidos indiferente. Até porque, em muitos casos, a velha técnica do tratamento literalmente à unha, deixa sequelas definitivas com repercussões não desprezíveis na auto-estima.
O acne afecta as zonas da pele que contêm maior concentração de glândulas sebáceas como a faixa central do rosto e as costas nas zonas inter-omoplatas. São as zonas em que a pele produz mais gordura. As causas que estão na origem deste problema são claras: alteração do crescimento das células do folículo piloso, produção excessiva de sebo, aumento do crescimento bacteriano e inflamação. São estes os factores que provocam as lesões elementares observadas na Acne: os comedãos abertos ("ponto negro"), comedãos fechados ("ponto branco"), pápulas ("borbulhas"), pústulas ("espinhos") e, com menos frequência, nódulos inflamatórios, quistos e cicatrizes.
Como lidar com o acne?

Existem alguns cuidados que devem ser respeitados: nunca espremer os pontos brancos e negros de modo a diminuir o risco de cicatrizes; não lavar a pele exageradamente; utilizar produtos dermatológicos suaves, sem álcool.
Prevenção.
Quem tem tendência à formação de acne, deve evitar todos os alimentos que relacione com o seu aparecimento (por exemplo, há pessoas que relacionam a ingestão de borbulhas com o consumo de chocolate). Os alimentos que favorecem a vitalidade e saúde da pele, são os ricos em vitamina A.

Tratamento tópico:
· Os mais usados são cremes e loções com vitamina A e peróxido de benzoilo e ácido salicílico que ajudam a desbloquear o canal folicular da glândula sebácea por onde drena o sebo e a reduzir as bactérias. Podem causar secura e descamação da pele, mas são geralmente eficazes nas situações menos graves.
· Outras soluções de aplicação externa contém antibióticos (eritromicina, clindamicina, eritomicina + zinco), que são utilizados nos casos mais ligeiros de acne.
Máscara caseira:
iogurte e argila
6 colheres de argila (compra-se em pó no supermercado)
(2?) colheres de iogurte natural
(2?) colheres de água de cozer batatas
Coza as batatas e conserve o líquido. Misture a argila, o iogurte e a água das batatas até obter uma pasta homogénea. Lave o rosto, aplique a mistura evitando a zona dos olhos e deixe repousar durante 15-25 minutos. Retire os restos com a água das batatas que tiver sobrado e seque o rosto com palmadinhas ligeiras. Para finalizar, tonifique a pele com um adstringente anti-séptico e hidrate-a com um preparado nutritivo para este tipo de pele.
Tratamento sistémico (via oral):
(orientado por um médico)
As formas mais utilizadas de tratamento são à base de antibióticos orais ou tópicos para os casos mais graves
· Os antibióticos orais mais usados para o tratamento do acne moderado ou grave são as tetraciclinas (doxiciclina e minociclina) e eritromicina. Estes reduzem as bactérias no folículo e podem diminuir a inflamação.
Outros
Existem depois outros tipos de tratamentos, já da esfera da estética e obrigatoriamente acompanhados por um dermatologista que consistem em peelings, laser, ou o dermoabrasão, que consiste em “polir” a parte superficial da pele para eliminar a camada superficial da pele e com ela os "restos" de acne e cicatrizes..
.
Recomendação especial: nunca usar indiscriminadamente o que a industria oferece e vende como "milagroso". Se não tiver possibilidades de recorrer a um médico, tente pelo menos obter algum produto com os constituintes referidos.

1 comment: