03 January, 2009

Sifilis? nem era descabido...



Uma teoria apresentada num congresso de psiquiatras na Escócia sustenta que Adolf Hitler pode ter-se tornado um homem de comportamento violento após ser contaminado pela sífilis transmitida por uma prostituta judia.
A possibilidade foi apontada pelo psiquiatra Bassem Habeeb, em um artigo académico que circulou entre o público de especialistas no encontro mundial do Royal College of Psychiatrists, em Edimburgo.
Segundo Habeeb, a doença teria sido transmitida através de relações sexuais com uma prostituta judia, em 1908; à época uma doença incurável, a enfermidade pode levar à loucura, mudanças bruscas de humor e paranóia.
"Se a vida de Hitler for analisada pelas lentes de um diagnóstico de sífilis, uma pista leva a outra, até emergir um padrão de infecção progressiva de uma doença que pode ter definido Hitler desde sua juventude", disse o psiquiatra.
Sífilis, a doença:
A Sífilis é a doença sistémica por excelência e pertence ao grupo da meia dúzia de doenças que em Medicina Interna são chamadas de "grandes imitadoras": elas podem imitar muitas outras pela possibilidade de atingimento de praticamente qualquer órgão e pelo quadro clínico dos mais floreados a que se pode assistir. Faz, portanto, diagnóstico diferencial com uma infinidade de outras doenças. Resumidamente, Sífilis ou lues é uma doença sexualmente transmissível causada pela bactéria Treponema pallidum e é uma doença milenar, descrita biblicamente. A palavra sífilis vem do grego: sys = porco + philein = amar e significa “amor imundo”. Já a palavra lues, usada como sinónimo de sífilis, vem do latim e significa praga, pestilência, epidemia e corrupção.
A sífilis evolui em quatro fases: primária, secundária, latente e terciária.
Fase primária – Caracteriza-se pelo aparecimento do cancro duro, ferida aberta (úlcera) que drena uma secreção cheia de bactérias: uma discreta lesão nos órgãos genitais (pênis, vulva, vagina, colo uterino), cerca de 20 a 30 dias após a infecção. Essa pequena ferida não causa dor nem prurido e desaparece espontaneamente em 1 mês. Também é possível identificar, cerca de 10 dias após o aparecimento do cancro duro, aumento de ganglios na região da virilha.
Fase secundária – Seis a oito semanas após a infecção, a disseminação das bactérias da sífilis pelo corpo causa uma erupção na maior parte da pele, sendo acompanhada de febre, dores musculares e outros sintomas. Esta fase manifesta-se de quatro semanas a seis meses após o aparecimento do cancro duro. Surgem manchas avermelhadas na pele, inclusive na palma das mãos, sola dos pés(o que faz diagnóstico diferencial com outas erupções) e órgãos genitais. São as chamadas roséolas sifilíticas. Pode causar anemia, queda de cabelos e crescimento de gânglios (ínguas) em várias partes do corpo, entre outros sintomas.
Fase latente – Nesta fase não se observam sinais e sintomas clínicos, portanto, a sífilis só pode ser diagnosticada por meio de testes sorológicos. Esta fase pode durar muitos anos, até mesmo para o resto da vida da pessoa. Aproximadamente 1/3 dos pacientes evolui para a sífilis terciária. .
Fase terciária – Os sinais e sintomas geralmente ocorrem após 3 a 12 anos de infecção, principalmente por lesões cutâneo-mucosas (tubérculos ou gomas), neurológicas ("tabes dorsalis", demência, sífilis meningovascular), cardiovasculares (aneurisma aórtico) e articulares (artropatia de Charcot). A sífilis cardiovascular pode levar à morte.

A neurossífilis deve fazer parte do diagnóstico diferencial de todo doente com deterioração cognitiva e alteração de comportamento. A demência era uma manifestação comum de acometimento do sistema nervoso central pela sífilis antes do advento da penicilina. A forma parética consistia numa das principais causas de distúrbios mentais e representava cerca de 9% das admissões de pacientes com sintomas psicóticos em hospitais psiquiátricos na primeira metade deste século. Os sintomas mais frequentes são: Falta de discernimento, Perda de senso-crítico, Puerilidade, Idéias delirantes de grandeza, de riqueza, de poder, de força etc. (a tão famosa megalomania), Concepções exageradas em relação à própria personalidade, Oscilações de humor, desde a alegria até a depressão e a cólera. Perda dos sentimentos ético-morais..

É, pode bem ser....

_____________

Curiosidades: O Histórico.
• 2637 a.C. – médicos chineses descrevem satisfatoriamente cancros genitais e manifestações cutâneas do secundarismo e terciarismo. O mercúrio era conhecido como medicação efetiva.
• 30 d.C. – Celsus – separação entre cancro duro e cancro mole.
• 1100 d.C. – epidemia de sífilis na Inglaterra ligada à moda de banhos públicos.
• Fim do séc. XV / início do séc. XVI – aspecto epidêmico da doença. Possível origem americana. • 1495 – Cumanus e Benedictus descrevem lesões de sífilis em soldados que participavam da batalha de Fornovo.
• 1498 – Villalobos de Salamanca escreve "Tratado sobre las pestiferas boubas", descrevendo com precisão os primeiros sinais da sífilis.
• 1514 - De Vigo descreve o cancro duro.
• 1493-1541 – Paracelso divide a sífilis em primária e secundária.
• 1527 – Jacques e Bettencourt empregam o termo doença venérea.
1566-1600 – imprensa divulga a doença, muito disseminada por guerras. Neste espaço de tempo foram publicados 58 livros sobre o assunto.
• 1837 – Donnée descreve um espirilo denominado por Muller de Vibrio lineola , o qual seria chamado de Spirochaeta refingens posteriormente
• 1838 - há a diferenciação entre sífilis e gonorréia.
• 03/03/1905 – Schaudinn identifica o agente etiológico da sífilis em serosidade de cancro duro. • 16/05/1905 – Metchnikoff e Roux definem sífilis como uma espirilose crônica devido ao Spirochaeta pallida de Schaudinn.
• 29/10/1905 – Hoffman denomina o agente etiológico da sífilis de Treponema pallidum.
A terapêutica contra a doença variou com a época, indo desde mercúrio, banhos, pomadas, licores, vinho (Heródoto), pílulas, etc, até arsenicais trivalentes ( salvarsam- o nome comercial reflectia a esperança de salvar a humanidade da peste luética ), empregados em 1911 por Erlich e Hata. Em 1921 Fournier e Guénot introduzem o bismuto no tratamento de sífilis humana. Posteriormente o bismuto é substituído por penicilina.
Pablo Picasso. Les Demoiselles d'Avignon. 1907- onde o grotesco, o disforme e a sexualidade escancarada estão intimamente entrelaçados – sabe-se que Picasso tinha pavor de contrair sífilis.
Outros famosos foram além do medo e contraíram mesmo a doença. É o caso do Papa Bonifacio VIII, Henrique VIII, Cristóvão Colombo, Van Gogh, Al Capone, etc.
El primer bien-registró el brote de lo que sabemos como la sífilis ocurrió adentro circa 1494 cuando explotó entre las tropas alemanas que sitiaban Nápoles . [1] De este centro, la enfermedad barrida a través de Europa. Como el diamante de Jared la describe, " cuando la sífilis era primera registrada definitivamente en Europa en 1495 , sus pustules cubrieron a menudo el cuerpo de la cabeza a las rodillas, causadas la carne para caer de las caras de la gente, y llevaron a la muerte dentro de algunos months." Además, la enfermedad era más con frecuencia fatal que es hoy. El diamante concluye ese " por 1546 , la enfermedad había desarrollado en la enfermedad con los síntomas tan bien conocidos a nosotros today." [2] la epidemiología de esta primera epidemia de la sífilis demuestra que la enfermedad era nueva o una forma transformada de una enfermedad anterior.Han alegado algunos personajes históricos famosos, incluyendo Charles VIII , Hernando Cortez de España, Adolf Hitler , Benito Mussolini, Vladimir Lenin , e Ivan el terrible, para haber tenido sífilis. piensan a Guy de Maupassant y posiblemente Friedrich Nietzsche para haber sido conducido insano y para haber sido matado en última instancia por la enfermedad. el Al Capone contrató sífilis como hombre joven, posiblemente vía contacto con su amigo Daniel Lockney de la niñez, que murió eventual de la enfermedad. Para el momento en que él incarcerated en Alcatraz , alcanzó su tercera etapa, neurosyphilis, haciéndolo confuso y desorientado. La sífilis llevó a la muerte del artista Eduardo Manet y dicen el artista Paul Gauguin también para haber sufrido de sífilis. Los compositores que sucumbieron a la sífilis incluyen al lobo de Hugo , a Frederick Delius, a Scott Joplin , y posiblemente a Francisco Schubert.

1 comment:

hkclebicar said...

O curioso sobre isto é que tenho 43 anos e há anos que já li tal afirmação, ela não é nova. O que pode ter havido é que este assunto tenha virado realmente um tema tratado cientificamente...

É como li há alguns dias num jornal brasileiro: Encontrado provas de um buraco negro na nossa galáxia. O que era hipótese passou a ter credenciais mais próximas de uma verdade "científica", pois neste caso também há anos que "este" buraco-negro é mencionado nos meios acadêmicos...