02 December, 2009

Wii, da Nintendo, em reabilitação

deparei-me com um testemunho de alguém que, após uma hemorragia cerebral encontrou uma forma lúdica e caseira de potenciar a sua reabilitação: utilizando a consola Wii, da Nintendo. Fiquei espantada e ao mesmo tempo maravilhada com a potencialidade da coisa. De facto, procurando um pouco não é uma aplicação completamente nova, apenas desconhecida da maioria.
A ideia de usar a consola da Nintendo no tratamento de doentes com deficiências físicas veio de um hospital especializado em reabilitação em Alberta, no Canadá, que começou a utilizar a Wii em fisioterapia.

Robbie Winget, terapeuta ocupacional no Dood Hall, brincado com a Wii na casa de um amigo, ficou convencido que o aparelho poderia ajudar alguns doentes a reconquistar o equilíbrio, coordenação, resistência e força muscular no tronco e nas pernas. "Achei muito bom o facto de usar o corpo para controlar o movimento no ecran", disse Winget (acrescentou que a Nintendo não tinha cedido o aparelho ao hospital -já agora, nem a mim!-). A partir daí, vem utilizando a Wii deste 2007 para ajudar pessoas na recuperação de acidentes vasculares cerebrais, lesões na coluna ou no cérebro. .
Os doentes usam também a consola conectada à Web para obter outras informações, o que ajuda nas funções cognitivas. Todos os doentes do Dodd Hall em geral realizam três horas diárias de fisioterapia e trabalham com a Wii por cerca de 30 minutos ao dia, dois ou três dias por semana.
Entretanto, o jogo está a ser incorporado ao arsenal de recursos de reabilitação oferecidos por vários centros médicos americanos e europeus. A justificação para a escolha, segundo os especialistas, é que a Wii, manuseada com controle sem fios, exige que os jogadores executem movimentos semelhantes aos praticados nas sessões de fisioterapia. Há, assim, um fortalecimento da musculatura, maior facilidade para recuperar movimentos, estímulo da actividade cerebral e aumento da capacidade de concentração e de equilíbrio.

O sucesso da Wii e de outros jogos como instrumentos de reabilitação instigou a curiosidade científica. Hoje, uma das descobertas a respeito dos seus efeitos é a de que, a partir dos desafios por eles criados, há uma extraordinária estimulação cerebral que ajuda a "reactivar" áreas lesadas. “Este é um dos motivos pelos quais eles têm feito a diferença nos tratamentos”, afirma a fisiatra Linamara Rizzo Battistella, directora da Divisão de Medicina de Reabilitação do Hospital das Clínicas, em São Paulo.
Os resultados são tão favoráveis que as empresas do sector começam a investir em novas tecnologias com o objectivo de criar jogos que ofereçam mais do que diversão. A Nintendo e a Playstation já prometeram que lançarão jogos desenhados especialmente para serem utilizados em sessões de reabilitação.

A WIIREABILITAÇÃO já está a ser utilizada em países como o Canadá há anos.


“Um estudo realizado no Canadá com 20 doentes vítimas de acidente vascular cerebral, mostrou o potencial da utilização da Wii na reabilitação. A pesquisa revelou que os 10 doentes que fizeram tratamento convencional e mais 20 sessões de terapia com realidade virtual obtiveram mais benefícios funcionais para os membros superiores, quando comparados com outro grupo de 10 pessoas que realizou apenas a Fisioterapia convencional.”
.
Excelentes notícias. Pelo potencial, pela facilidade de utilização sem sair de casa e por representar uma forma de voltar a juntar os momentos lúdicos de velhos e novos. Já imaginaram a criança em disputa com a avó hemiparética? :))

No comments: