03 April, 2007

postura

O computador converteu-se numa ferramenta fundamental de trabalho ou mesmo de puro lazer. Intencionalmente ou não, passamos com ele, em frente ao acran, grande parte dos dias. Damos conta disso quando começamos a apresentar pequenas queixas relacionadas com a má postura, com posturas viciosas que vamos adquirindo ao longo de meses ou anos. O posto de trabalho deve adaptar-se ao trabalhador e não o contrário.
Talvez tenha interesse deixar aqui algumas sugestões sobre como nos devemos sentar correctamente, como adaptar os utensílios a uma melhor postura e os exercicios de estiramento que podemos fazer ao longo do dia.
A postura correcta deve atender a vários factores:

1- Quando nos sentamos, a linha dos Braços deve ser paralela à coluna vertebral fazendo o antebraço um angulo de 90º. Ou seja, o teclado deve estar à altura das mãos respeitando este angulo. (um teclado que obriga a erguer ou baixar os punhos, éuma causa frequente de tendinites e dor). Assegure-se, portanto, de que utiliza os punhos na horizontal. Evite desvios para cima, para baixo ou para os lados. As mãos devem "flutuar" sobre o teclado com todas as teclas sobre o campo de acção sem ter que estirar os dedos. E estas não devem repousar sobre o teclado; para descansar, deve-se interromper o trabalho.

2-A zona lombar, ou zona inferior das costas deve estar bem apoiada de modo a que os músculos da coluna não se encontrem em esforço (uma dor forte e bem conhecida...) se necessário, usar uma almofada encostada à cadeira.
O peso do tronco deve concentrar-se nos glúteos e períneo e não em quaiquer outros músculos.
As cadeiras devem ser flexíveis de modo a permitir mudanças de posição.

3- Feche os olhos. Quando os abrir, à sua frente deve estar a zona entre o bordo superior e o centro do acran. Se este estiver mais acima ou mais abaixo, isso significará um esforço adicional dos musculos do pescoço. Nota: quem usa lentes bifocais deve baixar discretamente o acran. Por outro lado, a distância a mantar entre o ecran e a cabeça deve ser de mais ou menos 40 a 50 cm. Apesar disso, para reduzir a fadiga ocular, evite reflexos de luz assim como demasiado brilho no monitor.

4-Certifique-se de que consegue introduzir com facilidade os dedos entre a coxa e o assento da cadeira. Se isto não for possível, coloque uma altura nos pés, de modo a que a pressão sobre os musculos não seja tão intensa e constante - lembre-se que essa pressão deve sentir-se preferencialmente nos glúteos.

5- Sente-se o mais para trás possivel. Deve nesta posição conseguir introduzir um punho antre a perna e o bordo da cadeira. Se não conseguir, é porque a cadeira é funda de mais e deve colocar um apoio lombar, de modo a avançar na cadeira. Deste modo, a circulação na parte posterior da perna faz-se de modo mais conveniente. Este é um aspecto importante, por exemplo, na prevenção de varizes.

As pausas.

É conveniente que se realizem técnicas de estiramento em intervalos de duas horas. A contracção ou estiramento muscular continuados e sempre na mesma posição, originam rigidez, contracções e dores musculares.
É conviniente fazer alguns exercícios na altura em que nos sintamos mais cansados ou com alguma dor.
Aqui ficam algumas figuras cujos exercicios podem ser feitos em sequência.

Os exercícios devem ser acompanhados de movimentos de rotação ou movimentos basculantes conforme a característica de cada um deles. Devem ter a duração de 10 a 20 segundos, executando duas séries, e devem repetir-se de duas em duas horas desde que a pessoa esteja permanentemente sentada (se se levantar várias vezes e caminhar não será necessario tanto).
Em "The New rules of Posture: How to Sit, Stand, and Move in the Modern World", Mary Bond afirma que os vicios de uma má postura ao sentar-se, começa nas salas de aula da escola primária; no entanto, à medida que o tempo passa, a resistência ao esforço e a capacidade de recuperação vão diminuindo. torna-se cada vez mais mais importante quebrar a tradição.
.
Espero que vos tenha sido útil.

No comments: