03 April, 2007

pés

Os pés são um dos equipamentos mais incríveis do nosso organismo. Tão importantes que um leve incómodo pode transformar um passeio agradável num inferno, ou um dia calmo num pesadelo.
São formados por 26 ossos, 114 ligamentos, 20 músculos e alguns tendões associados numa série de arcos dinâmicos que suportam o peso do corpo de forma estática (quando parados) ou dinâmica (quando andamos). Em média, uma pessoa dá cerca de cinco a seis mil passos por dia. Além de suportarem o peso do corpo, os pés estão sujeitos a um enorme desgaste. Tratemo-los bem, portanto. Eles com toda a certeza devolverão a nossa atenção.
___
"pés cansados":Primeiro passo, o banho de imersão
Banho relaxante 1- Mergulhe os pés numa bacia de água quente com chá preto, à noite, durante trinta minutos. Além de ser relaxante é bom para fechar os poros e com isso diminuir a quantidade de suor. Repetir em intervalos de duas semanas.
.
Banho relaxante 2-Mergulhe alternadamente os pés em água morna e fria: a alternância de temperatura é um grande activador da circulação e ajuda a diminuir o edema (inchaço).
Em caso de pele seca, ou fissuras, junte duas ou três colheres de sopa de óleo aromático à água morna. O aroma de hortelã pimenta é especialmente refrescante.
Em caso de excesso de pele ou calosidades, passe pedra pomes energicamente para retirar o excesso de pele desvitalizada que se vai acumulando em forma de calosidade. faça isso pelo menos uma vez por semana
.
.
Banho relaxante 3 (em casos desesperados..)- Junte à água bicarbonato de sódio (50 a 60 gramas), chá de hortelã pimenta e 400 gramas de sal.
deixe repousar 20 minutos. Seque-os bem e fique mais uns minutos com eles levantados (eu uso as costas do sofá..:p)
Notas: a água nunca deve ser excessivamente quente (dilata as veias
)

Próximo passo: massagem.
se por acaso não dispuserem de um aparelho de imersão com massagem há um truque óptimo e de graça para massajar os pés. Arranjar uns seixos redondos, colocá-los numa caixa de plástico tipo alguidar baixinho e besuntá-los com um óleo hidratante. depois, é só fazer escorregar os pezinhos por eles. experimentem...:))
nota: as pedras podem colocar-se dentro do banho.

a massagem pode, sempre que seja possível ser feia com as mãos (as próprias ou melhor ainda, as alheias). Aqui fica uma lição em video


Por fim: a Hidratação


a hidratação com um bom creme é fundamental. Falta de tempo ou desconforto em andar com os pés "engordurados" resolve-se assim: ter na mesa de cabeceira um creme que se deve usar à noite de modo que seja absorvido na totalidade enquanto estamos deitados-é muito mais eficaz. Se os pés estiverem inchados, colocá-los em cima de uma almofada. de manhã estarão "como novos".

Outra opção, é misturar óleo de amêndoas doces com sumo de limão, massajar bem, calçar umas meias e deixar durante a noite. De manhã, é só passar a pedra pomes ou uma luva de crina durante o banho. Todo o excesso de pele desvitalizada sai facilmente.
Contra Capa

No comments: