22 September, 2010

Enquadramento do National Health Service Britanico para pessoas idosas



1- Eliminar a discriminação associada à idade
o SNS deve prestar cuidados independentemente da idade, com base apenas na necessidade. Os serviços sociais não devem utilizar a idade como critério de escola ou em políticas, de modo a restringir o acesso aos serviços disponíveis.
2-Cuidados centrados na pessoa
O SNS devem tratar o idoso como individuo e permitir-lhe fazer escolhas sobre os seus próprios cuidados.

3- Cuidados Intermédios:
As pessoas idosas devem ter acesso a cuidados intermédios em casa (com esforço do SNS e municipios) ou em contextos de cuidados específicos, de modo a promover a sua independência e evitar internamentos hospitalares desnecessários. Os serviços de reabilitação devem permitir a alta hospitar e prevenir os internamentos prematuros ou desnecessários, a partir de cuidados domiciliários de longo prazo.

4- Cuidados hospitalares gerais:
Os cuidados a idosos no hospital devem ser tanto quanto possivel especializados, ou dirigidos ao grupo etário, e ser proporcionados por pessoal com preparação e atenção adequada à sua idade.

5- Idoso com AVC:
As pessoas com AVC devem tratados adequadamente e ter acesso a serviço especializado, tal como os seus prestadores de cuidados, participando num programa multidisciplinar de prevenção secundária e de reabilitação.

6-Quedas:
O SNS deve ter um papel activo e interventivo na divulgação da prevenção de quedas, uma das maiores causas de morbilidade e mortalidade nos idosos.

7- A saude mental do idoso,
deve ser promovida, quer com iniciativas destinadas à estimulação da actividade mental, como a facilitação do acesso a serviços de saúde e ao rápido diagnóstico e respectivo tratamento.

8- Promoção da saúde e vida activa do idoso:
A saúde e bem estar dos idosos são promovidos através de programas de acção coordenada entre SNS e municípios.

No comments: