17 January, 2008

aliviar a tensão relaxando a vista



Passando os olhos por um artigo do El Pais, várias coisas me ocorre dizer sobre os olhos, a visão, e o modo como cada vez mais eles são imprescindíveis à nossa vida de relação. Quase há um ano, escrevi um post sobre 'postura correcta' dirigido a quem passa horas seguidas sentado numa secretária, normalmente em frente a um computador. Falou-se de dores de mau posicionamento, de contracturas musculares, de cansaço e de exercícios simples destinados a aliviá-los.
Com os olhos acontece o mesmo, mais ainda quando vivemos num tempo em que a informática faz parte intensa de nossas vidas e, inevitavelmente, com carácter irreversível.
Horas seguidas de concentração e olhar dirigido numa determinada direcção, agravadas por ambientes com ar-condicionado e luminosidade em excesso ou inadequada, provocam um conhecido cansaço, dores oculares, olhos irritados ou vermelhos, sensação de corpo estranho, lacrimejamento, sensibilidade à luz, dificuldade de conseguir o foco, visão de cores alteradas ou halos em redor dos objectos. Qualquer pessoa que passe mais de 3-4 horas seguidas no computador, sabe disso. Então, o que podemos fazer para aliviar este excesso de esforço que exigimos aos nossos olhos todos os dias?
A lubrificação constante dos olhos, é fundamental. Diante do computador, as pessoas pestanejam um terço menos que a frequência normal, com a agravante de que não abandonam o seu posto de trabalho até que a missão esteja cumprida. O ideal seriam pausas temporárias, mas podem usar uma coisa tão simples como uma embalagem pequena de soro fisiológico ao lado do PC e sempre que sentirem desconforto, deitar 1 ou 2 gotas em cada olho.
Para relaxar os olhos, no entanto, é fundamental. 10 minutos.
Em primeiro lugar, feche-os. Durante alguns segundos e, com eles assim, mexa o globo ocular, fazendo os movimentos como se fosse olhar para cima, para o lado direito, para baixo e para o lado esquerdo.
Frio
As mãos, estão normalmente a uma temperatura inferior aos olhos, se não estiverem ponha-as uns segundos sob água fria. Coloque-as fechadas sobre os olhos e faça uma pressão muito discreta. Ou então, use os dispositivos já comercializados para o efeito, umas mascarilhas de gel que se deixam no frigorífico. 2-3 minutos. Se enquanto mantém os olhos fechados, vir manchas ou luzinhas, espere até que desapareçam.
Depois, abra bem os olhos, o máximo que conseguir, feche com força, e repita várias vezes. Se tiver soro fisiológico, coloque 2 gotas e repita.





Outra técnica de relaxamento, é a auto-massagem que deve ser feita todos os dias, principalmente quando começa a sentir forte desconforto.
Como?
Espalhe os dedos pela testa, por cima das sobrancelhas, os polegares na zona malar externa e massaje em círculos de modo a chegar à zona das têmporas.
Na linha média, na zona media da sobrancelha e abaixo, mas nunca no próprio olho, encontrará duas áreas sensíveis: Pressione delicadamente com os dedos indicadores ou com a mão fechada, em círculos. Faça o mesmo na comissura externa. Eu considero mais fácil fazê-lo com a ponta dos dedos. 5 minutos.
Agora, com os olhos abertos:
-agarre numa caneta. coloque-a a palmo e meio da cara. foque a caneta e a seguir foque alguma coisa ao longe. faça esta alternância umas 10 vezes.
-a seguir, focando a caneta, aproxime-a e afaste-a 5 vezes.
Sentir-se-á melhor.
.
Atenção, os exercícios não necessitam de ser todos executados. Cada pessoa fará aqueles com que se sentir melhor e quando tiver necessidade.
.
Espero que vos seja útil.

1 comment:

aureliox said...

Muito boas dicas.